Os assaltantes têm um novo método de actuação, desta vez através da
Internet. Basta adicionarem as pessoas no «Twitter» ou no «Facebook»
como amigos, pedidos que são muitas vezes aceites. Os utilizadores
acabam depois por contar o que vão fazer no feriado ou nas férias ou o
que compraram de novo.
O apelo é de uma empresa de seguros que alerta os utilizadores
das redes sociais para esta realidade com o relatório «Criminoso Digital», noticia a agência Reuters.
A empresa fez um estudo, que envolveu um inquérito a 2.092 utilizadores,
que concluiu que quatro em cada dez pessoas (38 por cento) que usam
redes sociais publicam informações detalhadas sobre os planos para o
feriado e 33 por cento dá informações sobre o fim-de-semana fora de
casa.
A Legal & General alertou para a «descoberta alarmante» de várias
utilizadores que são contactadas por pessoas que não conhecem, o que
constitui um «sério risco à segurança da casa e dos pertences do
indivíduo».
92 por cento das pessoas aceita convites no «Twitter» sem verificar
Através de uma pesquisa realizada pela «Opinion Matters», a empresa testou a
rapidez com que as pessoas aceitam «amigos» nas redes sociais. Foram,
para isso, enviados 100 pedidos a estranhos seleccionados ao acaso. No total, 13 por cento aceitou os convites no «Facebook» e 92 por cento aceitou os convites no «Twitter»,
sem qualquer verificação.
Divulgados números de telemóvel e moradas na Internet
A investigação concluiu também que os homens dão mais facilmente
informações na Internet. Treze por cento dá o número de telemóvel no
perfil, enquanto sete por cento das mulheres o fizeram. Nove por cento dos homens divulgou a morada. Apenas quatro por cento das mulheres
divulgaram esta informação. A empresa revelou que estas informações podem fazer com o que um «completo estranho» tenha
acesso a «detalhes sobre interesses, localização e movimentos da pessoa dentro e fora de casa».
Internet. Basta adicionarem as pessoas no «Twitter» ou no «Facebook»
como amigos, pedidos que são muitas vezes aceites. Os utilizadores
acabam depois por contar o que vão fazer no feriado ou nas férias ou o
que compraram de novo.
O apelo é de uma empresa de seguros que alerta os utilizadores
das redes sociais para esta realidade com o relatório «Criminoso Digital», noticia a agência Reuters.
A empresa fez um estudo, que envolveu um inquérito a 2.092 utilizadores,
que concluiu que quatro em cada dez pessoas (38 por cento) que usam
redes sociais publicam informações detalhadas sobre os planos para o
feriado e 33 por cento dá informações sobre o fim-de-semana fora de
casa.
A Legal & General alertou para a «descoberta alarmante» de várias
utilizadores que são contactadas por pessoas que não conhecem, o que
constitui um «sério risco à segurança da casa e dos pertences do
indivíduo».
92 por cento das pessoas aceita convites no «Twitter» sem verificar
Através de uma pesquisa realizada pela «Opinion Matters», a empresa testou a
rapidez com que as pessoas aceitam «amigos» nas redes sociais. Foram,
para isso, enviados 100 pedidos a estranhos seleccionados ao acaso. No total, 13 por cento aceitou os convites no «Facebook» e 92 por cento aceitou os convites no «Twitter»,
sem qualquer verificação.
Divulgados números de telemóvel e moradas na Internet
A investigação concluiu também que os homens dão mais facilmente
informações na Internet. Treze por cento dá o número de telemóvel no
perfil, enquanto sete por cento das mulheres o fizeram. Nove por cento dos homens divulgou a morada. Apenas quatro por cento das mulheres
divulgaram esta informação. A empresa revelou que estas informações podem fazer com o que um «completo estranho» tenha
acesso a «detalhes sobre interesses, localização e movimentos da pessoa dentro e fora de casa».