- Spoiler:
rondavam a internet e anunciou nesta terça-feira um corte imediato de
preço no PlayStation 3 e o lançamento, em setembro, de uma versão menor
e mais em conta do console. A partir de amanhã o videogame da gigante
japonesa estará US$ 100 mais barato nos EUA (caindo para US$ 299), mas
quem quiser o PS3 Slim precisa esperar mais um pouco.
O anúncio foi feito durante uma conferência na Gamescon, em
Colônia (Alemanha), mas peças publicitárias e links de pré-venda já
haviam aparecido em lojas de varejo online, como Kmart e Sears.
A nova versão do PS3 mantém o Blu-Ray, HD de 120 GB e conexão
HDMI, mas será cerca de 1/3 mais leve e mais fina e consumirá menos
energia que o original - e espera-se que faça menos barulho também. O
PS3 Slim custará US$ 299 nos EUA, 299 euros na Europa, £ 249,99 no
Reino Unido e 29.980 yen no Japão.
O corte de preço do console é aguardado pelos consumidores e
apontado por analistas como a principal medida que a Sony precisava
tomar para alavancar as vendas do produto.
Líder imbatível na geração anterior de videogames, com o
PlayStation 2, a Sony vem amargando um terceiro lugar com o PS3, atrás
do Nintendo Wii e do Xbox 360, da Microsoft. Mesmo com a diminuição, o
PS3 segue sendo o console mais caro nos EUA, com o Xbox 360 a US$ 200 e
o Wii a US$ 250.
No Brasil, o PS3 ainda não foi lançado oficialmente e só pode ser encontrado em versões importadas. A Sony, no entanto, promete trazer o console ao país ainda este ano.
O setor de videogames, que se acreditava imune à crise econômica
até o início deste ano, vem amargando quedas nas vendas há alguns
meses. Em julho, a queda foi de 29% nos EUA, segundo o NPD Group. Nos
primeiros sete meses do ano, as vendas a queda acumulada é de 14% em
relação a 2008.
A Nintendo segue dominando o mercado, com 252.500 Wii e 538.900
DS vendidos, mas curiosamente o Xbox 360 é o único modelo que tem
vendido mais quem em 2008. O que pode mudar com a nova política de
preços da Sony.