Bem Vindo ao Super Web

Para poder ter acesso e participar por completo do fórum
Você precisa se cadastrar

Atenciosamente
Administração

Mudamos de Endereço! Visite agora mesmo
a nossa nova página na web:


www.interativo.forumeiros.net

    Use a tecla Alt para gerar caracteres especiais nos textos

    Compartilhe
    avatar
    ~Lucas~
    Administrador
    Administrador

    Sexo : Masculino
    Mensagens : 850
    Pontos : 1960
    Reputação : 13
    Data de nascimento : 11/07/1995
    Localização : Super Web
    Emprego/lazer : Estudante, Designer
    Humor : Normal
    Idade : 22
    Data de inscrição : 19/07/2009
    Mozilla 3

    Use a tecla Alt para gerar caracteres especiais nos textos

    Mensagem por ~Lucas~ em Seg Jul 27, 2009 10:10 am

    Pergunta:
    Quero saber com usar a tecla Alt do teclado para caracteres especiais. Por exemplo: quando pressiono a tecla Alt juntamente com os números 166, aparece na tela o caracter "ª". Gostaria de saber se existe uma tabela com todos os caracteres especiais.
    Leandro Oliveira
    (cas@capitalcobranca.com.br)

    Folha Online:
    Você está falando do ASCII (American Standard Code for Information Interchange, lê-se "asqui"), código para transferência de dados entre computadores que representa caracteres de texto —letras, números e pontuação.

    Cada caractere corresponde a um número que, digitado no teclado numérico enquanto se pressiona a tecla Alt do teclado, gera um símbolo diferente.

    A internet está cheia de sites com a tabela ASCII completa para consulta. Tente alguns como www.asciitable.com ou www.quatrocantos.com/tec_web/tabela_ascii.htm. Uma breve pesquisa num bom buscador pode revelar muitos outros.

    Esses atalhos são úteis para gerar símbolos como ¼¼©, ® ou ½, dificilmente encontrados em teclados comuns.

    Caso você tenha um teclado recente, no entanto, pode utilizar o Alt da direita, rebatizado de Alt Gr. Como o Shift, ele dá acesso a caracteres especiais —colocados, nesse caso, na parte inferior direita de algumas teclas.

    Com esse novo botão, dá para inserir facilmente nos seus textos caracteres sobrescritos, como "ª", "º" ou "°", além de símbolos como £.

    Mas o ASCII tem apenas 128 caracteres, e exclui letras acentuadas e cedilha, por exemplo. Por isso, o próprio DOS usa uma tabela chamada "extended ASCII", que possui 256 caracteres, principalmente os ausentes da tabela ASCII original.

    Na internet, para evitar esse problema, os protocolos HTTP e o próprio HTML usam outro padrão chamado ISO Latin 1, grupo de caracteres definido pela ISO (International Organization for Standardization), órgão internacional que padroniza técnicas de processo.

      Data/hora atual: Sab Jul 22, 2017 1:39 am