Os carros novos vendidos em Portugal são, pelo terceiro ano consecutivo, os menos poluidores da União Europeia, segundo um
relatório hoje divulgado pelos ambientalistas da Quercus.
O relatório da Federação Europeia dos Transportes e Ambiente, da qual a Quercus faz parte, conclui que as emissões dos automóveis novos vendidos em 2008 em Portugal eram as que tinham menor valor médio (138,3 gramas por quilómetro), seguidas pelas da França com 140,2 g/km. Esta conclusão, referem os ambientalistas, prende-se com o facto de os portugueses, face ao seu poder de compra, serem muito sensíveis ao preço do veículo e ao seu consumo de combustível, mas também com as regras do Imposto sobre Veículos e do Imposto Único de Circulação que ponderam em 60 por cento a componente de emissões de CO2, reduzindo a carga fiscal dos veículos menos poluidores."Os dados de Portugal, em comparação com o resto da Europa, são animadores no combate às emissões de gases de efeito de estufa causadores das alterações climáticas.
O novo imposto está a ter efeitos importantes", acrescentou.Mas a Quercus lamenta que em Portugal a frota automóvel nova eficiente se esteja a "renovar tão lentamente" e que os portugueses "usem demasiado" o carro nas deslocações entre casa e o local de trabalho.Os dados hoje publicados naquele relatório mostram ainda que a BMW e a Mazda lideraram as reduções de emissões de dióxido de carbono médias nos carros novos vendidos na Europa entre 2007 e 2008.No final de 2008 foi aprovada legislação para limitar as emissões médias dos veículos novos vendidos na União Europeia a partir de 2012.
relatório hoje divulgado pelos ambientalistas da Quercus.
O relatório da Federação Europeia dos Transportes e Ambiente, da qual a Quercus faz parte, conclui que as emissões dos automóveis novos vendidos em 2008 em Portugal eram as que tinham menor valor médio (138,3 gramas por quilómetro), seguidas pelas da França com 140,2 g/km. Esta conclusão, referem os ambientalistas, prende-se com o facto de os portugueses, face ao seu poder de compra, serem muito sensíveis ao preço do veículo e ao seu consumo de combustível, mas também com as regras do Imposto sobre Veículos e do Imposto Único de Circulação que ponderam em 60 por cento a componente de emissões de CO2, reduzindo a carga fiscal dos veículos menos poluidores."Os dados de Portugal, em comparação com o resto da Europa, são animadores no combate às emissões de gases de efeito de estufa causadores das alterações climáticas.
O novo imposto está a ter efeitos importantes", acrescentou.Mas a Quercus lamenta que em Portugal a frota automóvel nova eficiente se esteja a "renovar tão lentamente" e que os portugueses "usem demasiado" o carro nas deslocações entre casa e o local de trabalho.Os dados hoje publicados naquele relatório mostram ainda que a BMW e a Mazda lideraram as reduções de emissões de dióxido de carbono médias nos carros novos vendidos na Europa entre 2007 e 2008.No final de 2008 foi aprovada legislação para limitar as emissões médias dos veículos novos vendidos na União Europeia a partir de 2012.