da Folha Online
Atualizado às 10h52.
O número de internautas brasileiros cujo acesso à rede acontece por
conexão em qualquer tipo de ambiente (como casa, trabalho, bibliotecas
ou LAN houses) chegou a 64,8 milhões em julho. Em junho, esse o número
era 62,3 milhões de pessoas --um aumento de 4% no período mensal. As
informações foram divulgadas pelo Ibope Nielsen Online, nesta
quinta-feira (20).
Do número global de internautas brasileiros, 36,4 milhões de pessoas
usaram a internet no trabalho ou em residências --o que significa um
crescimento de 10% sobre os 33,2 milhões registrados no mês de junho. O
número total de internautas que possuem acesso à internet em casa e no
trabalho, simultaneamente, totaliza 44,5 milhões.
Entre os dez países em que é realizada a pesquisa, o Brasil continua
líder no que se refere ao tempo de navegação por usuário, tanto na
navegação em páginas quanto no tempo total, incluindo programas
on-line: são 71 minutos e 30 segundos, no total, e 48 minutos e 26
minutos, se contabilizadas apenas as páginas de navegação.
Entre os internautas residenciais, o número de usuários ativos
chegou a 27,5 milhões de pessoas --um crescimento de 7,4% em relação
aos 25,6 milhões do mês anterior e de 8% sobre os 23,7 milhões de julho
de 2008. O tempo de navegação em residências em julho cresceu 9% sobre
junho e 21% sobre julho de 2008, e atingiu a marca inédita de 30 horas
e 13 minutos por pessoa. O número de pessoas que moram em domicílios em
que há a presença de computador com internet é de 40,2 milhões.
Na navegação no trabalho e em residências, as categorias com maior
crescimento proporcional do número de usuários em julho na comparação
com junho foram viagens e turismo, com evolução de 17,3%, automotivo,
com aumento de 16,8%, e casa e moda, com crescimento mensal de 15,7%.
"A subcategoria com maior tempo médio, mensagens instantâneas,
chegou a 7 horas e 49 minutos por pessoa, ao crescer 8% em julho,
seguida por comunidades, em que se classificam as redes sociais, que
chegou a 4 horas e 57 minutos por pessoa, com crescimento de 15% no
mês", afirma José Calazans, analista de Mídia do IBOPE Nielsen Online.
Atualizado às 10h52.
O número de internautas brasileiros cujo acesso à rede acontece por
conexão em qualquer tipo de ambiente (como casa, trabalho, bibliotecas
ou LAN houses) chegou a 64,8 milhões em julho. Em junho, esse o número
era 62,3 milhões de pessoas --um aumento de 4% no período mensal. As
informações foram divulgadas pelo Ibope Nielsen Online, nesta
quinta-feira (20).
Do número global de internautas brasileiros, 36,4 milhões de pessoas
usaram a internet no trabalho ou em residências --o que significa um
crescimento de 10% sobre os 33,2 milhões registrados no mês de junho. O
número total de internautas que possuem acesso à internet em casa e no
trabalho, simultaneamente, totaliza 44,5 milhões.
Entre os dez países em que é realizada a pesquisa, o Brasil continua
líder no que se refere ao tempo de navegação por usuário, tanto na
navegação em páginas quanto no tempo total, incluindo programas
on-line: são 71 minutos e 30 segundos, no total, e 48 minutos e 26
minutos, se contabilizadas apenas as páginas de navegação.
Entre os internautas residenciais, o número de usuários ativos
chegou a 27,5 milhões de pessoas --um crescimento de 7,4% em relação
aos 25,6 milhões do mês anterior e de 8% sobre os 23,7 milhões de julho
de 2008. O tempo de navegação em residências em julho cresceu 9% sobre
junho e 21% sobre julho de 2008, e atingiu a marca inédita de 30 horas
e 13 minutos por pessoa. O número de pessoas que moram em domicílios em
que há a presença de computador com internet é de 40,2 milhões.
Na navegação no trabalho e em residências, as categorias com maior
crescimento proporcional do número de usuários em julho na comparação
com junho foram viagens e turismo, com evolução de 17,3%, automotivo,
com aumento de 16,8%, e casa e moda, com crescimento mensal de 15,7%.
"A subcategoria com maior tempo médio, mensagens instantâneas,
chegou a 7 horas e 49 minutos por pessoa, ao crescer 8% em julho,
seguida por comunidades, em que se classificam as redes sociais, que
chegou a 4 horas e 57 minutos por pessoa, com crescimento de 15% no
mês", afirma José Calazans, analista de Mídia do IBOPE Nielsen Online.